O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão terá quase 11 horas de duração com publicidade partidária (no primeiro semestre) e eleitoral (durante a campanha) e custará aos cofres públicos -em isenções tributárias previstas em lei- cerca de R$ 850 milhões.
A cada minuto de propaganda política, o governo deixará de arrecadar R$ 128 mil em impostos este ano. O custo por segundo é de R$ 2.130.
A emissoras de rádio e TV tem isenção fiscal de 80% do que arrecadariam com publicidade, isso representa para os cofres públicos a perda de R$ 856.359.976,86, segundo o levantamento realizado pela ONG Contas Abertas.
O valor cobrado pelos comerciais são comprovados, por meio de notas fiscais, pelas emissoras. Essa nota não pode ser discrepante de outras operações com a iniciativa privada nos 30 dias anteriores e 30 dias posteriores a essa data. Com base no montante encontrado, estima-se quanto a emissora perdeu por ter cedido o tempo. O valor é subtraído do faturamento da emissora antes de ser calculado o imposto.
Desde 2002, a União já deixou de arrecadar R$ 3,65 bilhões em razão do horário eleitoral gratuito.
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