Durante o AOP Summit 2011, a BBC fez uma apresentação de seu projeto para a cobertura das Olimpíadas de 2012, que acontecerá em Londres.
O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas já tem alguns detalhes.
- Conteúdo em sincronia e em 4 telas – TV, tablet, celular e desktop.
- Serão 24 streamings de vídeo ao vivo.
- Por meio do Facebook, será possível conversar com outras pessoas que estejam assistindo a mesma transmissão.
- Será utilizado o que a BBC chama de “dynamic semantic publishing“. Todas as páginas e dados estarão interligados. Cada atleta terá um perfil. Ou seja, serão 12 mil páginas.
E o mais interessante. Durante a transmissão, as plataformas se falarão.
Hoje se comenta muito sobre conteúdo multiplataforma, mas se a gente for ver, as plataformas não se falam.
É cada uma por si.
No caso das Olimpíadas na BBC, será possível começar a assistir a uma competição em uma plataforma (TV, por exemplo) e depois terminar de assisti-la em outra (no celular), exatamente do ponto que você parou.
O NYTimes tinha um projeto semelhante com essa dinâmica de “conversa” entre as plataformas – o Custom Times. Contudo, a BBC foi mais para frente com a ideia.
O projeto de cobertura das Olimpíadas faz parte da nova estratégia da BBC, que redescobriu que a sua competência central é “contar histórias”.
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