O Google lançou nesta quarta-feira um serviço que facilita a venda de versões digitais de jornais e revistas para editoras e produtores de conteúdo. O lançamento ocorre um dia depois de a Apple anunciar um plano de assinaturas para a mídia, vendido por meio de sua loja de aplicativos, que foi recebido com controvérsia.
O Google disse que seu novo serviço, o One Pass, permite às editoras vender conteúdo que consumidores podem ver em websites ou em aplicativos especialmente desenvolvidos para smartphones ou tablets. A mídia pode cobrar pelo conteúdo de diversas formas, incluindo assinaturas, pagamento por quantidade de acessos ou venda de apenas um artigo, afirmou o Google no blog da empresa, nesta quarta-feira.Na terça-feira, a Apple apresentou um esperado plano de assinaturas para empresas de mídia que prevê a distribuição de conteúdo em aplicativos específicos para usuários de iPad e iPhone.
O serviço permite à Apple reter 30 por cento dos pagamentos dos clientes para qualquer produtora de conteúdo cadastrada na loja da Apple. Ele também permite aos consumidores decidir quais dados pessoais fornecer aos produtores de conteúdo quando se cadastram nos sites para fazer alguma assinatura.
Analistas disseram que o novo plano da Apple pode contrariar quem detém os direitos sobre o conteúdo.
O post no blog do Google não deixou claro qual será o percentual dos pagamentos do One Pass que caberá ao Google. A empresa não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.
No seu blog, o Google afirmou que o serviço permite às editoras definir seus próprios preços e termos para o conteúdo.
Segundo o Google, o One Pass está atualmente disponível para a mídia do Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Fonte SAN FRANCISCO (Reuters)
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