De acordo com a maior agência do mundo no segmento de marketing digital, a Razorfish, o setor, no Brasil,terá quatro tendências neste ano.
Entre elas está a Paid, Owned e Earned Media, ou Mídia Paga, de Propriedade e de Ganhos. A Mídia Paga é o investimento em publicidade e promoção. Já a Propriedade de Mídia é a oportunidade de alavancar recursos físicos a partir de conteúdos próprios. A Mídia de Ganhos, por sua vez, é aquela através da qual uma marca se envolve, ouve seus consumidores e acompanha a sua reputação por meio de ferramentas como as redes sociais.
A outra tendência é o Purpose Driven Marketing ou Marketing de Propósito, que surgiu com o fato de que, com o avanço das redes sociais, reconhecer o propósito de uma marca será decisivo para que uma empresa seja bem-sucedida a longo prazo. De acordo com a Razorfish, empresas com propósito devem pensar em todos os seus stakeholders, e não só em seus clientes. Na prática, para terem sucesso em um mundo hoje dominado pelas redes sociais, é fundamental que as companhias expressem melhor sua finalidade, ou seja, de que maneira podem fazer a diferença. Nesse sentido, aquelas que prezam pela responsabilidade socioambiental serão cada vez melhor avaliadas pelos consumidores.
A agência apontou que 2011 também será o ano da mobilidade. Além dos smartphones, o setor será fortalecido pelos tablets. Com isso, o acesso gratuito via wireless tende a se disseminar em áreas-chave das grandes cidades. Além disso, o segmento deve ainda se fortalecer como mídia que alimentará outras mídias - isso é conhecido como Mobile Blogging.
Este também será o ano em que as marcas tirarão maior proveito das experiências que integram o online ao offline. A ideia é que as vendas em PDVs físicos sejam estimuladas e subsidiadas por recursos digitais, como, por exemplo, aplicativos móveis que possibilitem ao consumidor obter informações sobre determinado produto bastando apenas aproximar seu aparelho celular da etiqueta do produto.
Além disso, o Facebook, que vem sendo cada vez mais usado no Brasil, passará a ser mais utilizado como canal de vendas diretas. Essa tendência é chamada de F-Commerce e demonstra às empresas que é possível obter um retorno concreto de investimento em mídias sociais.
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