quinta-feira, 20 de maio de 2010
Google TV
A tão comentada TV do Google deve ser lançada nesta quinta-feira (20) durante a conferência I/O, que acontece em San Francisco, nos Estados Unidos.
A “Smart TV”, como é chamada pela imprensa local, deverá integrar funções de internet à plataforma de televisão, a partir do sistema operacional do Google, o Android. E a novidade que pode ser anunciada hoje é uma parceria entre a gigante de buscas, Sony, Logitech e Intel.
A previsão do Google é que os 3 mil desenvolvedores participantes da conferência se disponham a desenvolver conteúdo e aplicativos para a nova plataforma.
Para o site NewsFactor, a iniciativa ajudará todos os envolvidos indiretamente. A Intel, por exemplo, terá a oportunidade de colocar seus chips em um número maior de dispositivos, já a Sony espera recuperar a fatia de mercado perdida para a Samsung e a LG. O Google, por sua vez, pretende gerar receita com anúncios direcionados e com conteúdo. Por fim, o interesse da Logitech está em torno dos periféricos a serem criados para as televisões, como teclados.
Os novos televisores da Sony permitirão que se exiba na tela durante a programação algumas caixas de diálogo com sites de relacionamento, como Twitter e Facebook, além de comunicadores, como o Skype. A partir daí, operadoras de telefonia também poderão entrar no negócio.
Na Europa, a France Telecom e a Telecom Italia, dona da TIM no Brasil, já se mostraram interessadas em embarcar seus chips 3G nos set-top boxes. Isso significa que, pela rede dessas operadoras, o aparelho se conectaria automaticamente à internet pela rede de uma operadora de celular, além de exibir a programação televisiva.
O avanço dessa tecnologia é recente. A primeira experiência consistente da Intel nesse sentido foi com o Yahoo, em 2008. Neste ano, Samsung, Sony, LG, Sharp e Panasonic vão lançar televisores que permitem a conexão à internet com funcionalidades como videochamadas e "streaming" de filmes por meio de sites como Netflix.
Um dos parceiros com a tecnologia – a partir da empresa de consultoria Altimeter Group –, Michel Gartenberg considera a iniciativa um “espaço desafiador”. "Consumidores estão olhando mais telas conectadas, não é nenhuma surpresa que o Google queira se certificar de que o seu conteúdo, serviços e, claro, os anúncios estão na TV, assim como no PC e no telefone", completa.
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