quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

2010: tendências


Final de ano e as previsões para o ano seguinte já bombando. No ano passado eu tentei mapear as principais tendências para 2009 aqui no blog, além de dicas de sites focados no assunto. Muito do que se lê a respeito de “tendências” já é realidade. O próprio relatório FEED 2009 da Razorfish já demonstra isso. A experiência do consumidor é essencial, o diálogo entre marca & consumidor é algo que já deveria ser o básico, que a informação é livre, que o boca a boca é um dos maiores fatores de decisão na hora da compra.

2010 também é analisado como um ano de mudanças incríveis no marketing, eu diria que essas mudanças já estão rolando há algum tempo. Esses dias participei de uma reunião envolvendo uma grande marca, que tem foco no verão e sempre lança grandes campanhas nessa época do ano. A minha vizinha de mesa, que passou a vida trabalhando em agências “offline”, quase caiu para trás quando fomos informadas de que em 2010 a marca não faria a habitual campanha, que o foco e esforços seriam concentrados na web. Isso mesmo, a marca que passou os últimos anos gastando uma fábula com campanhas na TV e mídia impressa está mudando seu “jeito de fazer propaganda”. Para quem trabalha com Internet e está acostumado a lidar com budgets reduzidos, que geralmente não ultrapassam 10% do investimento anual estão invertendo: reduzindo o budget para marketing e aumentado o investimento para campanhas na web.

No último NBC09 alguns palestrantes afirmaram que o anúncio de TV não está morrendo (e também não acho que esteja), mas ele precisa se reinventar cada vez mais, especialmente numa década em que o sonho de qualquer marca é emplacar um “viral”, sendo que são poucos que conseguem e geralmente com um investimento altíssimo.

Abaixo algumas apresentações, relatórios e posts sobre 2010:

16 tendências em Social Media pelo Agent Wildfire, que não tem nenhuma novidade para quem vive focado em mídias sociais há pelo menos 1 ano: conteúdo diferenciado, SEO, ser o primeiro a fazer, construir relações influentes e por aí vai, mas tem insights interessantes.

Web 2010 – Ten trends defining your future, feito pelo Jay Berkowitz, CEO do Ten Golden Rules, em que ele fala sobre as inovações que estão conduzindo negócios ao sucesso, os melhores sites de social media para negócios, futuro do Google, como usar a internet para construir sua marca de forma personalizada, como ganhar dinheiro com Social Media, etc. O objetivo da apresentação é mostrar como as empresas e pessoas podem se diferenciar e ter sucesso online.

10 Trends to watch in 2010, por David Stutts, mostrando o que vai ser a bola da vez no próximo ano e o porquê. Entre suas previsões tem realidade aumentada indo ao mainstream, P2P (pagamento por celular), QR Codes (aqui será que vai pegar?), e-commerce nas redes sociais, crowdsourcing, aplicativos para celular, etc.

Five Social Media Predictions for 2010, pelo Social Media Today, também traz realidade aumentada em primeiro lugar, depois cita geotagging e colaborações em desenvolvimento de aplicativos.

8 Social Media Predictions for 2010, pela Navstar Inc., em que para mim o ponto principal é que o 2.0 vai (já está chegando) ao mainstream. Se você não está no Twitter, Facebook e Youtube, vocês simplesmente não está na Internet.

Six Social Media Trends for 2010, pela Harvard Business, em que aponta em primeiro lugar que Social Media será cada vez menos social, fazendo com que as redes se tornem cada vez mais exclusivas.

O ZDNet publicou um artigo bacana questionando se em 2010 as mídias sociais vão alcançar a ubiquidade (a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo).

A Techflash promoveu uma mesa redonda para tentar prever o futuro do Twitter, Google e outras marcas. Chegam a prever até os valores das ações dessas companias até o final de 2010. Para eles o twitter é um veículo promocional, enquanto o facebook é um veículo social, ou seja, o twitter tem mais potencial de fazer receita. Vamos ver!

A CNBC fez uma previsão sobre consumo no próximo ano e já começa afirmando que os consumidores voltarão no estado de hibernação após as férias, pois aprenderam a viver com menos.

Para quem é da indústria, vale a leitura das previsões feita pela Luxoft, que também não deixa a Social Media de fora.

A Mintel fez previsões para as tendências que impactarão no desenvolvimento global de produtos novos focado no ramo alimentício.

Vale sempre conferir os briefings do Trendwatching e assinar os feeds do WGSN, The Cool Hunter, Trendspotting, Trendcentral, Springwise e também recomendo o 180360720.

O que eu acho bem interessante é fazer comparativos das previsões que rolaram para 2009, analisando o que realmente se tornou realidade, o que ainda se apresenta como tendência ou o que foi uma previsão furada.

Achei interessante essas previsões globais feitas em 1996 para o ano de 2010 pelo NIC. Também há previsões globais para 2015, 2020 e 2025. Isso que é ter bola de cristal.

Aproveitei para dar uma olhada no Google Zeitgeist, que aponta as palavras mais buscadas. Apesar da crise econômica, escândalos diversos, Olimpíadas, catástrofes, as maiores buscas foram relacionadas às redes sociais, sendo que o Orkut lidera o ranking, depois vem youtube, hotmail e os dois grandes termos buscados foram “futebol” e “gripe suína”. A Geisy não apareceu.

Ainda em dezembro eu vou fazer uma análise do previsto para 2009, o que de fato aconteceu e o que continua como previsão para 2010. Acho que vale o exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário