O que faz um profissional de mídias sociais?
Muitas grandes empresas já estão se dando conta da importância das redes sociais como novas formas de relacionamento com os clientes. Mas afinal, será que ser um profissional de mídias sociais é só ficar tuitando o dia todo?
Com a febre das redes de relacionamento e a nova forma de consumir conteúdo, a BBC já planeja contratar um editor de mídias sociais, o The New Tork Times já tem o seu e muitas grandes empresas já estão se dando conta da importância desses meios como uma nova forma de relacionamento com os clientes.O que não falta é gente querendo ganhar dinheiro pra ficar tuitando e orkuteando o dia inteiro. Mas será que é só isso mesmo? Afinal de contas, o que faz (ou pelo menos deveria fazer) um profissional de mídias sociais?
O raciocínio é simples: a sua empresa levou anos pra construir uma marca, uma imagem diante dos consumidores, e agora vai colocar quem para representá-la na web? Sim, porque essa pessoa será a sua marca na internet. Sendo assim, simplesmente saber mexer na internet pode não ser o suficiente. Mas pra quem quer seguir nessa área, existem algumas dicas valiosas.
Primeiro estude as características de cada rede, conhecer a teoria e buscar novos conhecimentos todos os dias é indispensável. Depois pare e pense muito bem antes de sair tuitando e criando comunidades por aí. Antes de mais nada devemos saber o que falar e pra quem falar, por isso é importante conhecer o mercado, o comportamento do consumidor, a relação que tem com a marca, entre outras coisas envolvidas num bom planejamento de marketing. E outro ponto fundamental é saber ouvir os clientes, acompanhar a movimentação deles pelas redes sociais e saber sobre o que estão falando.
Somente um profissional que está sempre atento a tudo isso, e que conhece bem o público e os objetivos do cliente, será capaz de detectar oportunidades e ameaças para a marca e contribuir com novas idéias e soluções. Não podemos esquecer que lidar com redes sociais é lidar com pessoas, ou seja, é sempre um desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário