quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Web Marketing: Especialistas do Interactive Advertising Bureau Brasil debatem a mídia on line

Hoje a busca é a principal atividade realizada na web no Brasil - 83% dos usuários utilizam os mecanismos de pesquisa, de acordo com dados do Ibope/NetRatings. Essa grande penetração se explica porque os internautas enxergam o buscador como “a web”, ou seja, como o principal meio para encontrar as informações que desejam. Por sua vez, os buscadores só conseguiram fazer esta associação graças a sistemas de busca cada vez mais complexos e completos, que conseguem oferecer um resultado ao gosto do freguês.

Sendo o mecanismo de busca um meio de encontrar diferentes tipos de informações, os usuários tendem a ter diferentes comportamentos na hora da pesquisa. Bill Hunt em seu livro “Search Engine Marketing INC”, defende que os usuários de busca podem ser divididos em três grandes grupos:

1) pessoas que procuram pelo o nome da empresa, são aquelas que sabem o que querem encontrar;

2) pessoas que procuram por informações, para tomar conhecimento sobre determinado assunto;

3) pessoas que desejam comprar produtos online - que pesquisam mais, que buscam mais e perdem mais tempo. E dependendo do grupo que o usuário esteja no momento da busca ele se comporta de forma diferente também.

O consumidor leva 1,1 segundo para ver o resultado de uma busca, sendo que 98% visualizam o resultado orgânico ou não pago e 96% olham os três primeiros resultados dos links patrocinados - destes 96,31% olham os resultados do lado direito, revela estudo feito pela De Vos & Jansen Market Research and Search Engine Mediabureau Checkit.

A pesquisa também mostra que os compradores olham um número maior de resultados de busca (10 resultados), demoram mais tempo vendo a lista (11,4 segundos) e se concentram nos nomes das marcas que lhes são mais familiares. Em contrapartida, as pessoas que buscam por informações olham menos resultados de busca (8 resultados) e gastam menos tempo (9,4 segundos) na página.

“Esteja onde seu consumidor está”
Estar presente nos resultados de busca tornou-se obrigatório tanto para pequenas como grandes marcas. A velha lei do marketing que diz “esteja onde seu consumidor está” continua valendo no mercado de buscas. E para aumentar a sua visibilidade ao consumidor, é recomendável fazer uma ação casada de busca paga e busca orgânica. Isso garante 100% de visibilidade na vitrine de busca e ainda mostra para o usuário o nome da sua marca em formas de resultados diferentes. O usuário dá credibilidade para as marcas que aparecem nas primeiras posições.

A ação conjunta de Search Engine Optimization (SEO) - busca natural - e links patrocinados (busca paga) pode ser fundamental para clientes que querem começar a investir no mercado de busca. As duas se somam quando feitas de forma casada. O projeto de otimização do site requer tempo para implementação das boas práticas e longo prazo para o buscador gerar relevâncias das páginas; já com links patrocinados, no mesmo dia, podemos ver retorno.

Começar uma campanha de SEM pelos links patrocinados gera uma visibilidade instantânea e ainda estimula a busca de palavras relacionadas a seu produto ou serviço, gerando o que os norte-americanos chamam de Push and Pull, ou seja, puxa o resultado orgânico, uma vez que a busca pelos termos tende a aumentar.

E não só a visibilidade aumenta em uma ação casada de SEO + Links Patrocinados. O tráfego qualificado aumenta em seu site. Pessoas realmente interessadas em seu conteúdo passam a visitar suas páginas, melhorando seu retorno de investimento. À medida que sua visibilidade natural for aumentando, pode ser usada a estratégia de diminuir o investimento na busca paga e aumentá-la quando tiver uma ação promocional ou sazonal. Sua marca continua presente para 98% dos usuários e sua verba melhor investida.

A busca universal e personalizada, grande promessa do mercado de busca, tende a gerar resultados mais variados com textos, imagens e vídeos em uma mesma página, de acordo com o histórico de pesquisas do usuário. Se sua página tem relevância para a pesquisa do internauta ela aparecerá para um consumidor em potencial, que pode voltar a seu site porque viu credibilidade na marca listada nos primeiros resultados de tipos de busca diferentes. No mercado de SEM o freguês ganha qualidade de resultados e a empresa o retorno garantido do investimento.

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