sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Depois dos jornais, internet ameaça a TV


A consultoria Idate divulgou um estudo ontem (15/10), em Paris, e apontou que a TV será a próxima mídia a ter seu modelo de negócios modificado pela web. Mídia impressa, indústria fonográfica e cinema já passaram por essa transformação e agora é a vez da mídia eletrônica.

De acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo", "a ameaça da internet à televisão fica mais próxima". A pesquisa mostrou que, em três anos, 40% dos lares europeus poderão conectar a TV diretamente à internet. Isso vai diminuir a dependência do telespectador das TVs aberta e fechada.

A mudança no modelo de negócios vai acontecer com a chegada de TVs equipadas com plugs para conexão Ethernet, que permite a ligação ao modem residencial. Com isso, a televisão será um aparelho online, sem a intervenção de computadores e os vídeos dos computadores passarão para as telas da TV.

Para Gilles Fontaine, diretor-geral adjunto do Idate, a melhora vai ajudar os consumidores. "Este televisor vai facilitar a vida dos consumidores que querem ver as imagens da internet na televisão". Dessa forma, companhias de alta tecnologia vão fornecer programação ao consumidor sem depender das emissoras de TV.

Segundo o executivo, a transformação já começou nos Estados Unidos onde o site Hulu oferece online, no dia seguinte, a programação de empresas de mídia como NBC, Universal, News Corp e Walt Disney. O YouTube também assinou acordos de veiculação de programas de TV de forma legal, pagando direitos autorais.

As informações são de Andrei Netto, correspondente do Estadão em Paris.

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