quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

No Tumblr, curadoria e criação de conteúdo podem andar juntas



Uma mensagem postada no Tumblr é republicada em média nove vezes. De cada 10 usuários do Tumblr, 9 são “curadores” – republicam o conteúdo de outros sites ou usuários.

Os números foram apresentados por David Karp, fundador da ferramenta, durante a DLD Conference, que acontece em Munique, na Alemanha.

Em sua apresentação, Karp ressaltou a capacidade do Tumblr de viralizar um conteúdo. Segundo ele, o serviço, que hoje conta com 42 milhões de blogs cadastrados, somente decolou quando, entre os usuários, os curadores de conteúdo se tornaram mais numerosos.

A postura de Karp é justificada. O fundador do Tumblr estava falando para a plateia da DLD Conference. Ademais, a empresa tem planos de gerar receita com publicidade. Nada mais natural, portanto, do que ressaltar a capacidade de amplificação da ferramenta.

Porém, simbolicamente, a importância do Tumblr está em mostrar que curadoria e produção de conteúdo andam juntas. No Tumblr, facilmente, você republica o conteúdo de outro usuário, assim como produz material próprio (aliás, grande parte da interação do tumblr vem do ato de “reblogar” uma mensagem. Você acompanha o que os outros estão publicando e responde a um conteúdo não por meio de comentários, mas republicando-o).

No mesmo dashboard, você pode produzir, republicar e consumir informação. É uma das poucas ferramentas digitais de publicação de conteúdo que, desde o início, foi arquitetada para que você seja, ao mesmo tempo, produtor e curador de conteúdo.

Não é à toa, portanto, que o Tumblr é considerado uma das ferramentas que melhor se adapta aos recentes hábitos de consumo de informação, pois, para as novas gerações, não há muita diferença entre a atividade de produzir e fazer curadoria de conteúdo. Uma não exclui a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário