A Google divulgou um material interessante sobre a evolução da busca na web.
Em um vídeo de 6 minutos, a empresa mostra um histórico de seu sistema de busca, hoje peça-chave no gerenciamento de bits na rede.
Uma das poucas empresas no Vale do Silício que, nos anos 90, acreditou que busca poderia ser produto e não apenas funcionalidade, a Google faz, em média, 500 melhorias por ano em seu sistema de busca. Algumas são imperceptíveis para o usuário final. Outras nem tanto, como o Google Instant e o Google Voice Search.
É um dos primeiros vídeos em que a empresa reconhece que, cada vez mais, as pessoas têm dificuldade de encontrar o conteúdo que querem na web.
O futuro da busca? Segundo a Google, passa por uma mistura de inteligência artificial, assistente pessoal e reconhecimento de voz, permitindo assim responder a perguntas mais complexas e, cada vez mais, rápido (tenho impressão que esse trecho do vídeo ajudará a aumentar as especulações de que o Siri da Apple representa uma ameaça para a Google).
Aliás, durante todo o vídeo, a empresa deixa evidente a sua obsessão pela velocidade, o que pode ajudar a passar a impressão errônea de que para a Google o atual problema dos sistemas de busca é somente uma questão de velocidade e não de relevância e qualidade dos resultados das pesquisas.
Junto com o vídeo, a empresa publicou uma linha do tempo da busca (imagem que abre o post).
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