segunda-feira, 7 de novembro de 2011
As cidades mais digitais em 2011
A Government Technology, principal publicação sobre a digitalização de governos, anunciou os vencedores do 2011 Digital Cities Survey, concurso que busca identificar as cidades mais digitais nos EUA.
A cidade de Honolulu, no Havaí, liderou o ranking.
Sem qualquer custo para os cidadãos, o município criou o projeto Kokua Wireless, que fornece internet sem fio gratuita para toda a cidade. Por meio de antenas no topo dos prédios, empresas privadas compartilham parte de sua banda ociosa e, em troca, ganham espaços publicitários na rede.
O governo municipal também implementou um sistema de ERP, que digitalizou e integrou todos os dados financeiros da cidade.
A previsão é de uma redução anual dos gastos públicos entre US$ 18 e 35 milhões.
Por sua vez, a cidade de Olathe, no Kansas, abraçou ferramentas sociais – Twitter e Facebook – como uma forma de envolver mais a população em reuniões de orçamento da cidade. Encontros do conselho da cidade passaram a ser transmitidos por uma emissora local, com participação ao vivo dos cidadãos por meio de Twitter e email (no caso de Olathe, a população já tinha uma boa noção de cidadania. A tecnologia foi apenas o combustível para que essa cidadania florescesse ainda mais).
A virtualização de 75% dos servidores da cidade garantiu o terceiro lugar para Roseville, na Califórnia. O processo de virtualização garante maior economia e otimização de uso dos recursos de um servidor.
Percebe-se – o que une todas essas cidades vencedoras do 2011 Digital Cities Survey é um conceito simples. Tratar tecnologia não como meio, mas fator de geração de valor. Lição de casa para municípios em outros países.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
IT fever has gripped many parts of USA.The current award that went to Honolulu and Hawaii are prove of this.The placing of wireless network has really helped the public.It has resulted in public saving and wider access to IT.
ResponderExcluir