quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Facebook e os clubes

O site português Futebol Finance publicou recentemente um ranking analisando os usuários do Facebook oficiais dos clubes em todo o mundo. A análise considerada apenas o número de fãs de páginas oficiais dos clubes de futebol no Facebook e apresenta resultados interessantes.

Segundo o ranking os 100 clubes com mais usuários no Facebook atingiram 120,8 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que os três clubes com maiores cadastrados: Barcelona, Real Madrid e Manchester United representam 42% do total, ou 51,1 milhões de torcedores, o que comprova a força desses três clubes em comparação com seus rivais europeus.

Os Top 10 clubes no ranking representam atualmente 73% do total, um contingente de 88,4 milhões de torcedores.

Esses são os 10 clubes com maior número de usuários atualmente no Facebook:

1 FC Barcelona (Espanha) 17.826.000
2 Manchester United FC (Inglaterra) 16.800.000
3 Real Madrid CF (Espanha) 16.447.000
4 Arsenal FC (Inglaterra) 6.799.000
5 Liverpool FC (Inglaterra) 6.442.000
6 Chelsea FC (Inglaterra) 6.410.000
7 Galatasaray SK (Turquia) 5.724.000
8 AC Milan (Itália) 4.791.000
9 Fenerbahce SK (Turquia) 4.523.000
10 Besiktas (Turquia) 2.675.000

Fonte: Futebol Finance

Quando analisados os clubes brasileiros, infelizmente sofremos uma goleada dos clubes europeus, especialmente em comparação aos três primeiros do ranking. Os 9 clubes brasileiros que aparecem no ranking somam 3,4 milhões de usuários.

O Corinthians é nosso clube com mais usuários na mídia social mais popular do planeta com 849 mil cadastrados, seguido pelo Flamengo com 744 mil e pelo São Paulo com 668 mil.

Esses são os 9 clubes brasileiros entre os Top 100 clubes no mundo:

1 SC Corinthians 849.000
2 CR Flamengo 744.000
3 São Paulo FC 668.000
4 SE Palmeiras 330.000
5 Vasco da Gama 257.000
6 Santos FC 205.000
7 Grêmio 133.000
8 Cruzeiro 115.000
9 Botafogo 114.000

Fonte: Futebol Finance

Esse resultado comprova que embora nossos clubes apresentem crescimento constante em número de usuários no Facebook, teremos um longo caminho pela frente. Infelizmente nossos clubes ainda possuem marcas eminentemente nacionais, com pouca abrangência global, o que acaba minimizando o potencial de geração de negócios com reduzida projeção global no mundo do futebol.

O futuro das receitas a serem geradas pelos clubes brasileiros passa obrigatoriamente por um projeto individual de cada clube em promover suas marcas globalmente. Esse é um caminho irreversível e infelizmente inexistente atualmente. E o Facebook é sem dúvida uma excelente ferramenta para isso.

Para ter acesso ao ranking completo do Futebol Finance basta acessar o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário