quarta-feira, 30 de março de 2011

Três contas brasileiras ganham ´Oscar´do Twitter

Considerado pelo jornal norte-americano "New York Times" como o "Oscar" do Twitter, o Shorty Awards acredita que os brasileiros estão entre os que melhor usam o microblog. Além de diversas indicações para o prêmio por representantes do país, Marina Silva (PV), ex-senadora do Acre, venceu na categoria "política", Rene Silva Santos, que relatou pelo site os conflitos entre traficantes e policiais no Complexo do Alemão, ganhou em "inovação", e a conta Lei Seca RJ, do publicitário Edu Trevisan, que fala sobre o que acontece na cidade do Rio de Janeiro, foi o vencedor na categoria "notícias".

Esta foi a terceira edição do prêmio que, segundo os organizadores, reconhece pessoas e organizações que produzem o melhor conteúdo na mídia social.

“O conteúdo político deste microblog é fruto de ação coletiva e não de um indivíduo. O Shorty Awards é o reconhecimento desse trabalho coletivo”, afirmou a ex-senadora em sua conta no Twitter.

"Tuitei informação que nenhuma outra pessoa tinha publicado. Durante a invasão do Complexo do Alemão, coloquei no ar o que estava acontecendo para a comunidade antes da imprensa", conta Rene em entrevista ao site do evento. Depois de ser escolhido pela organização como um finalista, o jovem recebeu 427 votos dos internautas.

Com menos de mil votos (798), a conta Lei Seca RJ, que conta com cerca de 160 mil seguidores, venceu na categoria "notícias". No mesmo grupo, contas populares como a de Claudia Leitte, com mais de 1,6 milhão de seguidores, ficou em décimo lugar com 127 votos, e a de Ivete Sangalo, com 2,2 milhões, ficou na 13ª posição com 101 votos.

Entre os brasileiros que foram indicados ao Shorty Awards, estavam Flávio Fachel e William Bonner, ambos da TV Globo, que concorreram na categoria "jornalistas". O vencedor foi West Wing Report, conta de Paul Brandus, de Washington.

Ainda, o músico Falcão ficou em segundo lugar na categoria "design", com 549 votos. No grupo "notícias", a conta Ivete Mania Club, de fãs da cantora Ivete Sangalo, ficou na quarta colocação.

De acordo com as regras do evento, todas as contas do Twitter podem concorrer Shorty Awards. Os próprios usuários votam pela própria rede social e as seis melhores classificadas entram como finalistas.

Uma equipe formada por nomes como Jimmy Wales, fundador a Wikipedia, e Frank Moss, diretor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts( MIT) escolhem os vencedores.

Fonte G1 tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário