Tecnologia como ponto de partida para a interatividade. Gosto de pensar nisso como uma definição simples do papel da internet. Aproximar as pessoas, favorecer a colaboração, trazer novas ideias para beneficiar muita gente, desenvolver novos produtos e conteúdos, resolver problemas.
Open innovation e crowdsourcing, modelos de produção que utilizam a inteligência coletiva e a troca de conhecimentos para pensar no novo, são bons exemplos do grau de colaboração estimulado pela internet, e só realmente possível em esfera mundial graças a ela.
São muitos os exemplos de empresas que somaram conhecimentos vindos de diversos cantos para produzir um novo carro, um novo software ou um novo apartamento que estivesse mais voltado às expectativas dos moradores. Sim, o Fiat Mio, o navegador Firefox e alguns apartamentos da construtora Tecnisa foram criados assim.
A internet como espaço para exercitar a criatividade ganha terreno também no lúdico. A agência de publicidade Fischer+Fala! lançou, em janeiro, o projeto UploadFF, um laboratório colaborativo de tecnologia para por em prática projetos experimentais para divertir, ajudar e aproximar pessoas.
E já que o canal é tecnologia online, toda a divulgação da plataforma colaborativa tem sido feita pelo Facebook e pelo Twitter, com uns toques aqui e ali de ações de guerrilha in loco com os potenciais participantes.
Muitas empresas se perguntam se devem adotar as mídias sociais em seus negócios. E eu lembro que há algumas considerações
1. O mundo é digital. As pessoas estão cada vez mais conectadas e a facilidade de fazer tudo pelo celular, onde quer que se esteja, cresce a cada dia. Ninguém mais vive sem internet.
2. A primeira coisa que uma pessoa faz ao travar contato com uma empresa é procurar informações sobre ela no Google. Assim, mantenha um website impecável e atraente. Mas lembre-se: ele é apenas uma das fontes de informação sobre a empresa – e você não tem controle sobre o resto
3. Manter uma conta no Facebook ou no Twitter requer posicionamento de imagem alinhado à comunicação global da empresa, portanto é preciso dedicar tempo para construir uma política de mídias sociais coerente e delegar o tema a gente especializada em marketing digital.
O mundo está vivendo a era C: colaboração, conectividade, compartilhamento de conhecimentos, co-criação. Há mil e uma maneiras de participar disso. O que não dá é para ficar parado, achando que a sua empresa não faz parte disso.
Fonte portal exame
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