É provável que a gigante das buscas sairia ganhando se juntasse o site de compras com seus serviços de listagem e avaliação de empresas.
Se a Google comprar o Groupon, espere por muito barulho na área de fornecimento de informações locais - e por mais ofertas tentadoras para todos.
Os rumores sobre a aquisição, avaliada em 2,5 bilhões de dólares, correm desde a semana passada. A Google tem dado alguns passos rumo aos serviços de informações locais, e uma eventual compra do Groupon pode ser a peça que faltava.
Depois de uma tentativa fracassada de compra do Yelp, em dezembro de 2009, a Google tornou-se mais focada em seu próprio serviço Places.
Em outubro, a Google adicionou a oferta de mais resultados locais em buscas padrão, e no começo de novembro a empresa lançou o Hotpot, um belo site de classificação de empresas e recomendações locais.
O maior desafio da Google é atrair usuários a esses serviços. Dá para imaginar como a Google se beneficiaria com o vínculo das ofertas do Groupon a seus novos serviços. Pessoas com intenção de comprar os cupons de desconto poderiam ver as opiniões de usuários e as informações sobre empresas postadas no Google, e depois seriam encorajadas a escrever suas próprias avaliações.
Será que o Groupon permaneceria do jeito que está depois de ser adquirida pela Google? Afinal, todos conhecemos episódios de aquisição que resultaram em ruína para as empresas adquiridas.
Um exemplo? o serviço de música streaming Lala, que foi encerrado pela Apple meses depois de ter sido comprado, no fim de 2009. Até agora não há serviço equivalente, seja da Apple, seja de alguma startup.
Mesmo se a Google comprar o Groupon por causa do talento - uma possibilidade em qualquer aquisição -, a ideia de desconto em grupo não desaparecerá. Depois que o Groupon surgiu, muitos outros sites surgiram com conceitos semelhantes. O BuyWithMe, por exemplo, oferece grandes descontos mediante a adesão de um número mínimo de interessados, tal como o Groupon. E o LivingSocial oferece promoções diárias que poderão sair de graça caso um número de amigos façam a mesma compra.
Se o Groupon como nós o conhecemos sumir de vez, outros sites se tornarão mais fortes, ao passo que a Google precisará continuar a oferecer boas promoções para atrair pessoas a seus próprios serviços de listagem locai de empresas. Os cupons de desconto têm, sim, um belo futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário