finalmente 2009 acabou.
enfim a felicidade volta, não sem antes lembram de como foi dificil entender o mercado no ano que passou, de um pessimismo abissal ao otimismo imediato e crescente.
a comunicação digital assim como a publicidade sentiram fortemente como o cliente pensa em tempos de crise, adiamento de projetos ja aprovados, cancelamento de verbas ja planejadas, mudança radical na politica de comunicação e dança de contas foi o que se mais viu, e para que, para sete meses depois ver que o mundo não vai acabar, que o mercado interno segurou o rojão e que em muitos casos nem a diminuição das vendas totais do ano sofreram quedas.
Por favor, me explique como tanta gente e de tanto talento, pode se deixar influenciar pelo catastrofismo anunciado e como mudam na velocidade da luz quando é para diminuir a sua comunicação, mas não se enganem, as marcas pagam caro por suas decisões e quem soube entender e manter sua comunicação saudavel, presente e ativa esta com brilho nos olhos para 2010.
mais uma vez fica claro que a marca não pode se dar ao luxo de não estar presente, de ceder espaço ou de sumir da mente dos consumidores, não pode e nem deve abrir um prescedente para a concorrencia pois, evidente fica saber que o consumidor não é mais fiel, muito pelo contrario ele quer experimentar, degustar, conviver e conhecer novas maneiras de fazer e acontecer.
na crise as vendas no Brasil batem recorde, o mercado aumenta e novas empresas aparecem e crescem na mesma velocidade com que outras fazem reuniões para diminuir a sua comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário