Em uma carta aberta publicada nesta quarta-feira (2), o fundador do Facebook e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, anunciou que a rede social chegou aos 350 milhões de usuários. Para comemorar o ano de crescimento, o site vai passar a oferecer um melhor controle de privacidade, especialmente nas comunidades.
"O modelo atual de privacidade do Facebook envolve ‘networks’ - comunidades para sua escola, empresa ou região", afirma Zuckerberg no blog oficial do site de relacionamentos. "Isso funcionou bem quando o Facebook era mais usado por estudantes. (...) Hoje, nós temos networks até de países inteiros, como Índia e China", completa.
Com os milhões de membros participando de comunidades tão grandes, a rede social acumulou problemas relacionados à privacidade dos internautas. "Quase 50% de todos os usuários do Facebook são membros de networks regionais, então é um ponto importante para nós", diz o fundador do site.
"O plano ao qual chegamos é de remover completamente as networks regionais e criar um modelo mais simples de controle de privacidade onde você pode deixar conteúdo disponível apenas para seus amigos, amigos dos seus amigos, ou qualquer um", explica Zuckerberg, em um modelo semelhante ao já existente em perfis do Orkut. Outra ferramenta emprestada da rede social do Google é a habilidade de controlar quem vê os conteúdos gerados pelo usuário, como vídeos e fotos.
O gerenciamento de privacidade também será facilitado, combinando algumas ferramentas. Com isso, o empresário convoca os internautas a reverem suas configurações - uma mensagem irá explicar as novidades, com um link para a página na qual se pode atualizar o perfil, com a possibilidade de alteração a qualquer momento. "Sugerimos configurações baseadas no seu nível atual de privacidade, mas o melhor jeito para você achar o jeito correto é ler por todas as opções e personalizá-las para si", conclui Zuckerberg.
O eBand estreou nesta segunda-feira (30) sua nova ferramenta de comentários integrada com a rede social, o Facebook Connect. Através dela é possível não apenas debater nas páginas do portal sobre o conteúdo dos artigos, mas também levar o debate para o perfil de cada usuário dessa rede social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário