Na previsão do Morgan Stanley, a Apple pode chegar a obter 33% do mercado de celulares. "A Apple parece estar replicando o sucesso prematuro da AOL quano impôs ordem a uma internet adolescente no começo dos anos 1990 com seu 'jardim murado' com um ambiente com conteúdo fácil de acessar", diz o relatório.
Ainda na Apple, o banco relata que a companhia está "liderando a mudança de plataforma para a computação móvel. A fatia de mercado do seu ecossistema móvel (iPhone + iTouch + iTunes + acessórios + serviços) e seu impacto devem surpreender por pelo menos mais um ou dois anos. A longo prazo, o Android, a competição em mercados emergentes e as limitações das operadoras devem criar desafios para o crescimento da Apple. A RIM deve manter sua liderança corporativa, graças à sua base instalada, mas a longo prazo as previsões são desafiadoras."
O relatório do Morgan Stanley, divulgado nesta quarta-feira, também diz que o crescimento da internet móvel será mais rápido que a internet fixa e maior que muitos imaginavam.
"Conforme os cinco pontos principais convergem (3G, redes sociais, vídeo, Voz sobre IP e incríveis aparelhos móveis), o crescimento explosivo do iPhone/iPod touch mostra porque o uso de dispositivos móveis baseados em redes IP deve surpreender nos próximos anos. Prevemos que os smartphones vão passar o mercado global de notebooks e netbooks já em 2010 e ultrapassar o mercado global de PCs (notebook + netbook + desktop) em 2012".
Sobre o Facebook, o banco acredita no potencial da plataforma para se tornar uma "camada para a internet móvel". "O Facebook deve ampliar sua liderança conforme os consumidores usarem cada vez mais dispositivos móveis poderosos", concluiu o relatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário