segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ROI em projetos de internet ainda é ponto obscuro

A visão “profissional” da internet em nosso país é bem recente e isso acaba contribuindo para que poucas empresas e profissionais tenham uma visão completa sobre o “negócio” internet.

Mas isso está mudando: podemos enxergar alguns casos de sucesso nos produtos web nacionais (para mim, o Buscapé é o mais famoso deles). Nesses sites, o maior trunfo foi que seus criadores conseguiram estabelecer modelos rentáveis de negócio, onde diversas ferramentas contribuem para “fazer dinheiro”.

Essas ferramentas podem ser desde estratégias de marketing agressivas até pontos mais específicos (como análise de acessos ao site para definição das decisões a serem tomadas).

O site institucional morreu

Independente da estratégia utilizada para obter lucro com a internet (tenha pelo menos uma!), o mais importante é saber que o modelo de site institucional morreu. Não adianta apenas apresentar informações sobre sua empresa.

Você precisa pensar em formas de oferecer serviços aos seus usuários e pensar em alternativas para que seu site não seja apenas uma vitrine, mas uma ferramenta que atraia o usuário (agora, mais do que nunca, cliente) para se tornar um consumidor dos seus produtos.

Onde podemos chegar?

Este artigo trata do tema do meu trabalho de conclusão de curso na Pós Graduação em Gestão Estratégica de Negócios. Estou escrevendo sobre isso porque, durante minha pesquisa, venho tendo muita dificuldade em encontrar referências e estudos de caso sobre o tema, principalmente no Brasil.

Minha pesquisa está numa fase bem inicial (sugestões são bem vindas!). O mais importante é que todos os profissionais de internet entendam que chegou a hora (talvez até tenha passado!) de pensar a web como uma fonte de renda que possui seu próprio modelo de negócio e estratégia. É nisso que devemos nos esforçar para criar

Nenhum comentário:

Postar um comentário