Marcas que geram experiência.
Venho procurando entender, o fascínio que as marcas exercem sobre determinadas pessoas e a reação destas, toda vez que se deparam com estas mesmas marcas. Algumas pessoas demonstram ter muito mais apreço e vínculo com marcas do que com o próprio produto fabricado . .
por elas e vivem em função da imagem que estas marcas geram, muitas vezes completamente desfocada da realidade e do bom senso.
Recentemente estive analisando o comportamento de pessoas que tatuam logotipos em seu corpo e constatei que na maioria dos casos a marca se torna um objeto de diferenciação, sedução e de adoração sendo que a marca ali tatuada representa tudo aquilo que a pessoas gostariam de ser ou de ter.
substituiria por( podemos ate ver pessoas que se indentificam tanto com a marca, que usam em seu corpo como tatuagem. Isso e fruto de um processo de identificação social e identificável. Poucas empresas conseguem isso, isso e fruto de um amplo e continui trabalho de criação de marca de produto.
Acontece que, estas mesmas pessoas passam a fazer parte de um grupo crescente de indivíduos que acreditam que por estarem ligados a determinadas marcas, se tornam diferentes e passam a gozar dos atributos destas mesmas.
Acredite, não é o que você usa, nem o que você mostra que diz o que você é. Afinal não vai ser tatuando ou vestindo uma camisa com o logotipo da Ferrari, você vai se tornar um piloto ou mesmo vai ter sucesso. As marcas nasceram para diferenciar produtos e fabricantes, acontece que em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo esses diferenciais acabam virando commodities e elas passam a desempenhar um papel bem mais complexo. As marcas hoje representam não só os produtos que elas fabricam mas principalmente os valores que ela consegue expressar junto a seu público-alvo.
Marcas tem o poder de gerar sentimentos e influenciar comportamentos, de ditar tendências e antecipar desejos, tudo isso muitas vezes, de forma sutil e despretensiosa, outras vezes de forma direta e absolutamente espalhafatosa, não importa como, nem de que forma o importante é saber o que realmente está por traz da marca, o que faz dela desejável como ela esta presente na mente do seu público-alvo e porque ela se diferencia da concorrência.
Estudos de branding indicam que as marcas mais desejadas não por coincidência são na maioria das vezes muito competentes em tudo o que fazem, ou seja, vão muito além dos produtos, das embalagens, da comunicação e da publicidade, das instalações e dos pontos de venda. Marcas desejadas excedem tudo isso e proporcionam experiências, gratificam seus usuários e lhes concedem valor, imprimem um pouco da sua imagem e consolidam suas opções, fazem com que ostentá-las passe ser uma experiência de suma importância Tornam-se parte da vida de seus usuários e creditam seus próprios atributos.
Marcas que geram experiência o fazem em todos os ambientes, por qualquer meio, através de tudo o que expressam, tem o poder de nos identificar, de nos diferenciar , sobretudo de nos posicionar como participantes destes valores, mesmo que para isso ninguém precise tatuar algum logotipo no corpo.
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