segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Lei de Hofstadter, ou por que temos pressa

Um irônico conceito de administração, conhecido como Lei de Hofstadter, diz que as tarefas sempre levam mais tempo do que o previsto para serem executadas, mesmo que se conceda uma margem de segurança. Parece uma sina nunca conseguirmos executar as tarefas dentro do tempo previsto?

Podemos adaptar esse conceito, cunhado em 1979 pelo matemático e cientista cognitivo norteamericano Douglas Hofstadter, para nossa impaciência com a obtenção de resultados. Sempre queremos que as nossas ações produzam resultados muito mais imediatos, e não queremos esperar pelo tempo de maturação de projetos. Retorno rápido, acompanhando a velocidade acelerada do mundo em que vivemos.

O maior problema desse comportamento nosso é que, muitas vezes, descartamos ideias ótimas simplesmente porque não tivemos paciência de esperar que elas crescessem. Matamos o potro recém-nascido porque ele não ganhou nenhuma corrida.É preciso entender que um negócio hoje é uma comunidade. Não existe mais essa história de “público alvo”. As pessoas que me cercam não são o meu público, são agentes que participam comigo do desenvolvimento de ideias e ações. O pesquisador em tecnologia da informação Silvio Meira (@srlm), autor de centenas de artigos e livros sobre como a tecnologia, a internet e as redes sociais afetam a nossa vida, costuma dizer que 98% do que interessa para um negócio dar certo está fora dele.

Então, o que foi um dia a internet 1.0 (qualquer um pode ler) e passou pela internet 2.0 (qualquer um pode participar) está se tornando rapidamente a internet 3.0 (qualquer um pode inovar e programar). À medida em que as pessoas têm mais poder e autonomia para customizar seus interesses, seja na internet, seja na TV , o marketing das empresas também precisa acompanhar essa evolução.

Mas a sua empresa vai levar mais tempo do que você imagina, como diria nosso amigo Hofstadter, para consolidar essa nova visão de negócio. Mais um motivo para você começar logo. Conectividade e customização são palavras chave nesse processo. As redes sociais proporcionam um ambiente nunca antes visto de interação e troca, de opinião e discussão. Clientes/consumidores têm mais poder de decisão e escolha, e querem efetivamente interagir com as empresas.

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