
O serviço foi batizado de "Sponsered Stories" e funciona com a coleta de opiniões sobre determinado produto ou marca para posteriormente convertê-las em divulgação. O que for usado pelo Sponsored só será mostrado aos contatos de quem escreveu, então será algo como amigos contando a amigos o quanto gostaram daquilo.
A novidade será exibida ao lado direito do Facebook, onde ficam localizados os anúncios. O Facebook usou o Places (ainda inédito no Brasil) para mostrar como o produto pode ser usado: um cliente entra na Starbucks e anuncia que chegou ao local, fato que passa a fazer parte do anúncio da rede. Se outros usuários "curtirem" ou comentarem, também participam da propaganda – tudo acompanhado por seus contatos na rede.
Grandes marcas já garantiram vaga no período de testes, como Coca-Cola, Levi’s, Anheuser Busch e Playfish. Organizações não governamentais também entraram: Donors Choose, Girl Up!, Malaria No More, Anistia Internacional, Women for Women, Autism Speaks, (RED), Associação Alzheimer e UNICEF.
O outro lado
O IDGNow! repercute o questionamento do site ReadWriteWeb sobre o funcionamento do Sponsored, pois será que o Facebook vai transformar em propaganda um comentário negativo sobre determinada marca? Isso poderia gerar problemas com a aceitação do serviço, já que a empresa pode não estar disposta a pagar para ver alguém falar mal dela. Se houver censura, como a rede pretende filtrar o que for ruim?
Outra questão tem a ver com privacidade, já que o usuário não pode não querer ser colaborador do Sponsered. O Facebook vai permitir apenas que sejam excluídos um a um os comentários inseridos em anúncios. Não haverá esse problema se o internauta resolver comentar ou "curtir" a propaganda, pois estará ciente, mas, no caso do Places, não há controle.
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