
Certamente, Obama é o presidente mais "conectado" da história dos EUA. Sua campanha presidencial usou, de modo sem precedentes, YouTube, SMS, Facebook e blogs para conseguir apoio dos eleitores. Durante a campanha, ele foi fotografado usando iPhone (atualmente, usa um BlackBerry) e sua mulher, Michelle, disse que comprou MacBooks para a família para manterem contato enquanto Obama estiver viajando. Por isso, é surpreendente que o presidente tenha não apenas sugerido que não saiba usar iPods e iPads, como também tenha criticado a Apple por transformar usuários em uma audiência sem poder que apenas consome, em vez de criar, opina Liz Goodwin em artigo no portal Yahoo! News [10/5/10].
A fala de Obama assemelha-se às de críticos de tecnologias durante o lançamento do iPad, este ano. O blogueiro canadense Cory Doctorow chegou a afirmar que o aparelho "infantiliza", e o crítico de mídia Jeff Jarvis disse que o tablet da Apple "controla os consumidores" ao transformá-los em uma audiência passiva. Ambos criticaram ainda o fato de a Apple não usar softwares abertos.
A crítica de Obama à Apple, entretanto, foi mais direcionada ao papel dos produtos da empresa sobre a cultura midiática 24 horas, que espalha informações não verídicas e polariza o público, do que um debate filosófico sobre tecnologia. "Com tantas vozes pedindo atenção em blogs, TV a cabo, rádio, pode ser difícil absorver tudo, saber em quê acreditar, adivinhar quem está falando a verdade e quem não está", afirmou o presidente.
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