quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vem aí o novo Orkut

O Google apresentou nesta quinta–feira (29) a nova interface do Orkut Brasil. A rede social ganhou uma página mais “limpa” e fácil de navegar. O principal objetivo da empresa é facilitar a navegabilidade e personalizar o serviço. “O Orkut terá uma navegação três vezes mais rápida. Ficará muito mais fácil fazer atualizações, baixar vídeos e fotos", afirmou Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google.
Segundo ele, uma pesquisa da NetPop Rersearch revelou que 67 % dos usuários consideram os uploads de fotos a funcionalidade mais importante da rede e cerca de 30 milhões de fotos são compartilhadas por dia.
A nova versão vai permitir que os usuários escolham a cor da sua home e personalizem a área “sobre mim” não só com textos, mas com fotos, vídeos, músicas e aplicativos. Além disso, haverá uma ferramenta para postar frases curtas no mesmo estilo do Twitter e do Facebook. A página também contará com um “buscador de amigos” e com a visualização em tempo real do que os usuários estão fazendo.
Outra preocupação do Google foi investir em segurança já que o Orkut é conhecido pelos perfis falsos e malwares. “Nós investimos bastante em segurança. Os hackers brasileiros são os mais criativos do mundo”, afirma Ribeiro.
Os usuários poderão “migrar” para a nova versão apenas se forem convidados por outros usuários. O Google espera que até o final do primeiro semestre de 2010 todos os internautas acessem o novo Orkut.
Estratégia de Marketing
O Google implementou uma estratégia de marketing ousada para divulgar o novo Orkut. Desde o dia 10 de outubro, surgiu na internet um blog de um garoto chamado Danilo Miedi que dizia ter descoberto a imagem da nova interface do Orkut, dentro da página de download do Google Chrome. A grande imprensa divulgou o “furo”, mas tudo não passava de uma tática de marketing. O nome do personagem “fake” vem da expressão me add (Miedi).
Além do blog, Danilo também possui um twitter onde pede por um convite para participar do novo Orkut. A estratégia parece ter dado certo, o personagem já tem mais de quatro mil seguidores. A campanha também contou com a participação de famosos como as bandas Skank e Detonautas. ”Nós queríamos fazer uma campanha diferente, sair do tradicional’, disse João Beltroni, diretor de Marketing do Google.
Rivalidade com o Facebook
A equipe do Google não quis entrar em detalhes sobre a rivalidade com o Facebook, que dobrou a sua audiência no Brasil e vem conquistado cada vez mais adeptos. Segundo Eduardo Thuler, gerente de produto da empresa, a competitividade é sempre positiva, principalmente para os usuários.
Os lucros do Orkut também não foram informados. Questionado sobre quanto a rede social valia, Ribeira disse “O Orkut não tem preço”. Apesar do silêncio, a equipe afirmou que a empresa está bastante satisfeita com a atual plataforma de publicidade chamada Orkut Promote. O serviço permite que qualquer empresa ou até mesmo usuários anunciem produtos, filmes, blogs etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário