“Como construir uma agência do zero” foi um dos temas mais interessantes na manhã de sexta-feira em Cannes. Chuck Porter, co-chairman da Crispin Porter, David Droga, presidente da Droga5 e Miles S.Nadal, da MDC Partners, comandaram um painel com previsão otimista para aqueles que pretendem começar um negócio na propaganda. Sobretudo, a grande idéia foi valorizada.
De acordo com Porter, o segredo para ser bem-sucedido na atividade respeita duas características básicas: "cérebro" e "talento", que têm como conseqüência a criação de grandes idéias. Para incentivar o público, avisou que a agência que comanda pretende oferecer US$ 1 milhão para quem tiver idéias que efetivamente revolucionem a percepção do consumidor e tenham engajamento.
O palestrante encorajou os presentes a terem seu próprio negócio. Diz que a geração atual tem melhor condição para abrir uma agência do que publicitários que fizeram história como Davig Ogilvy, Leo Burnett ou Bill Bernbach. Isso por que o mundo digital permite que eles tenham conhecimento mais abrangente e avançado sobre o comportamento do consumidor, fator decisivo na hora de conquistar clientes e dar a eles o retorno esperado.
Assim como em todos os seminários, o digital ganhou destaque. Não somente ele, mas a necessidade de as agências e clientes pensarem a comunicação de forma totalmente integrada e propor mobilização do público consumidor. E, claro, tudo com o princípio do baixo custo.
Entre os sentimentos que envolvem a criação de um negócio ,estão incertezas, insegurança e o fundamental espírito de sempre buscar aprendizado. Segundo David Droga, uma das vantagens de começar é o fato de usar seu repertório para influenciar e ser influenciado, criar marcas e construir história. O verbo, para ele, é arriscar. “Arrisque, pois o pior que pode acontecer é você perder. E daí recomece e encontre outro trabalho”.
Também se falou sobre dinheiro. Droga recorreu ao clichê e disse que o retorno sobre o investimento aplicado pode demorar, mas é conseqüência do trabalho bem feito. “Tenha convicção. Temos chances sempre. A propaganda é muito boa, mas seja sincero e tenha orgulho disso que o dinheiro virá”, aconselha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário